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Arquitetos: PAB Architects
- Área: 17 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Yerçekim
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Fabricantes: AutoDesk, Chaos Group, Novawood, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O campus da Escola Gökçeada abriga uma escola secundária, uma escola profissional, dormitórios, um centro esportivo, uma sala de conferências e uma biblioteca. O campus está situado na Ilha Gökçeada, no Mar Egeu. O escritório PAB Architects venceu o concurso de arquitetura em 2014, e a edificação está em uso desde 2019. O design do campus propõe um ambiente de aprendizado alternativo, inovador e participativo, que coloca o aluno em um papel central. O principal objetivo do projeto foi criar um 'campus aberto' integrando os espaços educacionais-sociais da escola, e o ambiente urbano. Pelo fato de estar localizado em uma ilha, a cidade é um assentamento isolado com recursos limitados. Com a nova construção, as pessoas da cidade podem compartilhar a biblioteca, a sala de conferências, o centro esportivo, a cafeteria e as instalações ao ar livre, juntamente com os alunos, possibilitando o uso eficiente dos recursos limitados, e criando uma interação social rica. O campus foi planejado não apenas para atender os alunos, e sim, todos os habitantes da ilha, integrando todos à vida urbana e superando a falta de instalações sociais do local.
O eixo principal do campus, se inicia no centro da cidade, e encontra primeiro a fachada dos prédios da escola e depois flui para a praça aberta, cercada por instalações sociais. Os habitantes da ilha podem acessar livremente a praça, o centro esportivo, a sala de conferências, a biblioteca e as demais instalações sociais, e posteriormente, desfrutar a paisagem que será projetada na segunda fase da construção, com uma zona de lazer. As instalações do campus tornaram-se parte da vida cotidiana das pessoas da cidade, e atuam como um catalisador para transformar o ambiente urbano. Os espaços de aprendizado também foram planejados para serem compartilhados pelo ensino médio e pelos alunos do ensino profissional, para melhorar a interação entre alunos e professores. Edifícios educacionais fragmentados e baixos, com diferentes pontos de acesso, agrupam-se em torno de pátios e espaços semi-abertos com características distintas. Esses espaços sociais aprofundam o senso de pertencimento; incentivam o uso ao ar livre, a prática de atividades físicas, e a interação. A organização espacial fragmentada foi mantida no interior das edificações, através de nichos nas circulações para reuniões informais e espaços sociais, terraços e galerias, que resultam em um aprendizado contínuo, mesmo fora das salas de aula.
As áreas comuns utilizadas pelas duas escolas (salas de arte e música, laboratórios, oficinas, lanchonete) configuram um pavimento térreo poroso, transparente e fluído pelos pátios, incentivando os alunos a serem participativos, curiosos e a aprender uns com os outros. Um transeunte pode ouvir as melodias vindas da sala de música, que possui uma abertura no palco em direção à rua pública, ou um aluno pode observar as obras de arte através da fachada de vidro transparente do pátio. Gökçeada é uma ilha característica no Mar Egeu do Norte, com casas de alvenaria de pequena escala com padrões urbanos orgânicos. Os blocos de alvenaria local utilizada, e os volumes de construção fragmentados e baixos se relacionam com esse contexto, tanto física quanto conceitualmente, pela sua escala e materialidade. Volumes maiores, como centro esportivo e a sala de conferências, são parcialmente incorporados, com a ajuda da diferença de nível, que proporciona um ambiente de escala humana em relação ao meio natural. O plano diretor compacto usa as pegadas de construção anteriores para os novos blocos, para preservar e manter os vastos espaços verdes e abertos do campus como áreas externas.